FRATINI
 
Soho Presidente e Diretor
02/2021

Como escolher o estilo de decoração da sua empresa

Na hora de decorar os ambientes da sua empresa, muitas vezes, vem a dúvida de qual o melhor estilo a ser adotado. Afinal, você quer um espaço que passe credibilidade e confiança para seus clientes, colaboradores e prestadores de serviços. Além disso, quer que cada detalhe imprima a essência e os valores da sua marca. Para você não ter mais dúvidas sobre qual estilo adotar nos espaços da sua empresa, listamos algumas tendências e o quais sensações e impressões elas passam.

1. Estilo industrial

Neste tipo de decoração são adotados elementos que remetem às fábricas: chão de cimento queimado, teto com tubulações aparentes e utilização de cores mais neutras, como preto, branco e cinza. E os móveis e outros itens de decoração acompanham essa lógica, com cadeiras e mesas com metal e com design mais reto e simples. Este estilo passa um ar de modernidade e praticidade. Além disso, passa personalidade para o ambiente.

Para empresas, é ideal para ambientes grandes e multi utilizados, como grandes salas em que há baias de trabalho.

2. Estilo Escandinavo

Os ambientes deste estilo são elaborados por elementos elegantes e simples. O ponto alto é a sensação de aconchego sem perder o ar clássico. Basicamente, os móveis e peças grandes de decoração são, na maioria das vezes, brancos ou em madeira. E outros elementos podem ter outras cores, mas sempre numa paleta leve, com cinza, nude ou candy colors.

Para empresas, este estilo é ótimo para compor escritórios menores. É ideal para compor clínicas e ambientes em que além da credibilidade, a confiança e sensação de aconchego é importante.

3. Estilo Provençal

Inspirado em elementos franceses, o estilo provençal traz consigo um ar romântico e delicado. São utilizados móveis brancos e pátina, além de estampas sutis e delicadas. As cores em tom pastel também são peças-chave para o estilo.

Este tipo de decoração é ótima para empresas que atuam em organização de eventos, como casamentos. Para estúdios de fotografia especializados em newborn, o estilo provençal também é muito indicado.

4. Estilo Rústico

O estilo rústico busca elementos da natureza para compor a decoração. Utiliza-se móveis de madeira, tijolos aparentes, tecidos e estampas mais pesados.

Além disso, as plantas têm papel especial nos ambientes. Os móveis deste estilo têm um aspecto mais pesado e os acabamentos não são simétricos. Obedecem formas mais próximas da natureza, como tronco de árvores e folhagens. Por fazer essa conexão direta com aspectos naturais, o estilo rústico vai muito bem em empresas que trabalham com comidas ou cosméticas naturais.

5. Estilo Clássico

Esse é o tipo de decoração que nunca cai de moda. O Estilo Clássico tem na sua essência muita nobreza e elegância. No mobiliário, peças em tons mais escuros e tecidos em cores dramáticas, com o vermelho. Nas peças de decoração há presença do dourado. O mármore também é muito utilizado.

Para ambientes corporativos, o clássico vai muito bem quando a marca ou o produto está ligado a ideia de sofisticação, elegância e valor elevado.

6. Estilo Retrô

Nesse tipo de decoração, o que mais chama atenção é a influência dos artigos usados nas décadas de 1950 a 1970. São formas geométricas, cores mais vibrantes e tudo que remeta e essas épocas. O mobiliário também se adapta ao estilo: as mesas tem pernas pontiagudas e retas, as poltronas são longas e arredondadas e materiais como o plástico e o vinil também têm seus espaços.

Em ambientes corporativos, esse estilo vai bem para ateliê e empresas que atuam com moda ou artigos que que se identificam com as décadas de 50 a 70.

7. Estilo Minimalista

Este estilo adota a máxima “menos é mais” com propriedade. No minimalista faz-se a união de estética com funcionalidade. Assim, tudo que está no ambiente tem uma função além da decorativa. São usados poucos móveis e suas superfícies são simples e planas. Há poucos objetos no ambiente e as cores usadas são neutras.

O Estilo Minimalista é muito usado em empresas que possuem produtos ou serviços mais objetivos, como escritórios de contabilidade.

8. Estilo Contemporâneo

Neste tipo de decoração a palavra de ordem é modernidade. Os materiais utilizados são aqueles que têm algum viés tecnológico e tudo apresenta algum funcionalidade. Diferente do estilo minimalista, aqui, a objetividade das peças vem atrelada a um toque de beleza e design pensado para cada situação. Os móveis são simples e poucos, mas todos tem um toque sutil na aparência, que compõe o ambiente.

Para espaços corporativos, o estilo contemporâneo cai muito bem para marcas que trazem consigo valores de modernidade e uso de tecnologia, como empresas que atuam no setor de informática.

Como escolher o estilo da minha empresa?

O primeiro passo para identificar o estilo de decoração que será usado na sua empresa é entender o que ela quer passar: modernidade, confiança, proximidade com a natureza. E isso está ligado não só com a marca em si, mas com o produto ou serviço que é oferecido e com seu público alvo. Depois que você tem isso bem traçado, é só identificar qual estilo de decoração está mais alinhado com os valores da sua marca.

E para deixar seu ambiente corporativo perfeito, conte com a Fratini. Temos diversas linhas de móveis para empresas e com estilos variados. Além, claro, da qualidade e um ótimo atendimento para você e sua marca. Quer saber mais sobre nossas linhas? Clique aqui para conhecer.